Aposte nas fibras!

Confira dicas de como inserir o nutriente em seu cardápio diário
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Nada pior do que o incomodo de não conseguir ir ao banheiro, não é mesmo? Além de atrapalhar o funcionamento do organismo, o ritmo intestinal desregulado também interfere no humor, o que pode afetar outros aspectos da vida diária, como a disposição para ir ao trabalho e a falta de paciência. Para ficar longe desse mal e manter o trânsito intestinal sempre em ordem, o melhor é investir nas fibras, carboidratos encontrados nos alimentos de origem vegetal – como frutas, verduras, legumes e grãos –, que aumentam o volume do bolo alimentar, promovem saciedade e regulam a velocidade de absorção de gorduras e açúcares pelo intestino.

No entanto, para obter esses benefícios, é preciso associar o nutriente ao consumo de água (que hidrata o organismo e evita a constipação) e consumi-la na quantidade certa que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 25g por dia. No Brasil, apenas 12% da população segue essa recomendação.

Veja algumas dicas de Nataniel Viuniski, nutrólogo especializado em obesidade e membro do conselho para assuntos de nutrição, da Herbalife.

  1. No lugar do suco, consuma as frutas inteiras, com casca;
  2. Troque as sobremesas elaboradas por frutas da estação;
  3. Deixe seu prato colorido com os vegetais, variando-os sempre;
  4. Troque o pão tradicional, feito com farinha branca, pelos integrais;
  5. Consuma grãos, como feijão e lentilha, diariamente;
  6. Diversifique os tipos de arroz. Experimente as versões integral e selvagem.