Bebidas saudáveis para substituir o leite de vaca

Médica explica os benefícios de cada um deles

Os chamados leites vegetais são opções para veganos, intolerantes à lactose ou apenas para quem procura opções saudáveis de bebidas para o café da manhã ou lanche da tarde. A médica especializada em nutrologia Renata Domingues, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica (Abranutro), de São Paulo (SP), listou as variedades mais comuns. Confira:

Inhame | Rico em vitaminas B6 e C, ferro, cálcio, potássio e magnésio, seu consumo regular potencializa a atuação do sistema imunológico e melhora a qualidade do sangue, auxiliando na prevenção de infecções e inflamações e na eliminação das toxinas do sangue.  Também possui baixo índice glicêmico e facilita a digestão.

Castanha de caju | Repleto de vitaminas e minerais, ajuda a fortalecer os ossos, blindar o sistema imunológico, prevenir o envelhecimento e proteger a visão. Tem apenas 25 calorias por copo e alto teor de ômegas 3, 6 e 9.

Semente de girassol | Rico em gorduras saudáveis, fibras, proteínas, ácidos graxos essenciais, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, zinco, magnésio, potássio, manganês e selênio. Também tem grande quantidade de vitamina E e de triptofano, que proporcionam benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios.