Como saber se o alimento é fonte de fibras?

Nutricionista dá dicas fáceis

Você já ouviu falar que as fibras alimentares são ótimas para a saúde, certo? Além de manter a sensação de saciedade, ajudam no trânsito intestinal, na redução do colesterol LDL, o “mau” colesterol, e a equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Estudos também mostram que as fibras podem estimular o crescimento de bactérias boas no intestino, contribuindo para o equilíbrio da flora e o bom funcionamento intestinal. Mas como saber se o alimento que você está consumindo é rico ou não em fibras – e se é realmente integral?

De olho na embalagem

A dica da nutricionista Jaqueline Mathias, da Equilibrium, é procurar informações na embalagem do produto. “A lista de ingredientes deve constar e é feita em ordem decrescente: o primeiro item é o que entra em maior quantidade na formulação do produto”, explica.

Assim, para saber se o alimento é formulado com cereais integrais, por exemplo, verifique em que posição ingredientes como farinha de trigo integral, aveia integral ou outro cereal integral aparecem na listagem. Em seguida, cheque a quantidade de fibras.

“O alimento deve ter pelo menos 2,5g por porção”, diz a nutricionista. Por fim, vale lembrar que o consumo de fibras deve sempre ser associado a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis, como a ingestão de frutas, legumes e carnes magras, além da ingestão de muito líquido, de preferência água, chás ou sucos de frutas.