Consumo de carboidrato para atletas

O nutriente é fonte de energia e deve fazer parte da dieta

Como os atletas se alimentam para garantir boa performance, alto desempenho e bem-estar? De acordo com Marcela Tardioli consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (ABIMAPI), o gasto energético de jogadores de futebol, que treinam em dois períodos, por exemplo, é muito elevado.

“A recomendação de consumo médio de calorias por dia para um adulto normal é de 2000 a 2500. Já para um atleta esse valor sobe para 3000 a 4000 calorias, uma quantidade que varia de acordo com inúmeros fatores, como atividade física e necessidades nutricionais”, diz.

O carboidrato é o principal combustível para o cérebro e sistema nervoso central. É necessário consumi-lo seja no pré ou no pós-treino e também outras vezes ao longo do dia. Quando combinados às proteínas, fortificam e armazenam glicose no músculo, o que disponibilizará mais energia durante a competição. “Pães, cereais, arroz, massas, tubérculos, como batata-doce, e raízes, como inhame, além de frutas secas, mel, sucos de frutas, bolo simples, entre outros são ótimas opções para a alimentação de atletas”, enumera.

A seguir, a especialista dá dicas para quem é atleta e quer inserir o carboidrato de forma saudável na rotina:

Antes do treino

Os carboidratos vão dar energia para gastar durante o exercício. Aposte em sanduíches leves, macarrão integral, banana, salada de frutas.

Durante o treino

Durante o exercício, dependendo da prática esportiva, é necessário consumir carboidrato de rápida absorção, como pão branco, melancia, batata-doce ou biscoito, que fornecem uma energia a mais para ajudar no término de toda atividade. Isso geralmente ocorre em esportes de longa duração.

Depois do treino

Estudos mostram que a combinação de carboidrato e proteína é uma eficiente ferramenta para o pós-treino. Isso porque o primeiro ajuda na recuperação de energia e, o segundo, no ganho de tecido muscular. Mas lembre-se que, para garantir melhor desenvolvimento no esporte, é preciso procurar um profissional da saúde capacitado que possa determinar a quantidade ideal para cada tipo de exercício e corpo. Além dos nutrientes e de uma dieta balanceada, é fundamenta manter uma hidratação constante durante o dia.