Guia dos suplementos

Eles ajudam quem quer aumentar a frequência e intensidade dos treinos

O desejo de ter um estilo de vida mais saudável leva muitas pessoas a aumentarem a frequência de treino – e o assunto suplementos acaba sempre surgindo. “De fato, nessa situação, devemos separar mais tempo para o processo de nutrição do organismo, seja por alimentos e refeições sólidas ou por suplementos alimentares”, comenta Diogo Círico, nutricionista da Growth Supplements, em Bombinhas (SC). A seguir, o especialista fala sobre os principais suplementos.

Whey protein | Pode ser facilmente combinado a qualquer outro suplemento, desde termogênicos, para quem quer reduzir percentual de gordura, até hipercalóricos, para quem deseja aumentar a massa. É um produto ideal para uso pré ou pós-treino, mas também pode ser consumido em outros momentos do dia, como refeições intermediárias de manhã e à tarde.

Suplementos proteicos | Albumina, proteína do arroz, soja ou ervilha e proteína da carne também podem ser combinados com outros suplementos. Este tipo de fonte proteica possui velocidade média de digestão, sendo melhor aproveitadas como complemento quando a refeição não tem uma boa quantidade de proteínas. Qualquer refeição ao longo do dia pode receber um ou mais destes produtos.

Creatina | Nenhum outro suplemento é tão efetivo e tem tantas aplicações. Pode ser combinada com whey protein, leucina e glutamina no pós-treino, seja ele com intuito de aumento de massa muscular ou redução de gorduras.

Aminoácidos Power Arginine e Power Alanine | Consumi-los juntos, de 3 a 6 gramas de cada todos os dias, mesmo que não haja treino, pode ajudar a obter um melhor rendimento. Ambos podem ser combinados com creatina, whey, maltodextrina e outros.

Glutamina | Pode ser combinada com outros suplementos de função proteica, ou pode ser consumida de maneira isolada. Nesse caso, basta uma porção de 5 g por dia para se obter benefícios. No entanto, de acordo com a intensidade dos treinos, será necessária uma dosagem maior.

Termogênicos cafeína, HOT, psyllium e associações | Específicos para quem quer aumento do desempenho físico e redução do percentual de gordura no corpo. Eles devem ser consumidos somente 1 vez por dia e com muita cautela, após indicação do nutricionista. Podem ser combinados com chá verde, gengibre em pó, MCT, multivitamínico e suplemento de ômega 3.

Hipercalóricos | Se não houver tempo suficiente para uma refeição completa e de boa qualidade, estes suplementos podem ser usados para complementar nutrientes e calorias faltantes. Podem ser combinados com whey, creatina, multivitamínicos, leucina e óleo de peixe.

Multivitamínico | Consumir esta suplementação junto às refeições ampara o indivíduo e fornece condições nutricionais especiais.