Já conhece a carne de jaca?

A polpa da fruta tem aparência e textura similar à proteína animal

Queridinha principalmente entre os veganos, ela é versátil e saborosa. Catia Ruthner, nutricionista do W Estética & Spa, no Rio de Janeiro (RJ), tira todas as dúvidas sobre o assunto.

Quais as principais propriedades nutricionais da jaca?
É excelente para a saúde óssea, capilar, da acuidade visual e do sistema respiratório. Além disso, auxilia no funcionamento do sistema intestinal e imunológico e previne o envelhecimento celular.

Por que ela está tão na moda?
Com o crescimento do público adepto da alimentação vegetariana ou vegana, a jaca ganhou muito destaque, pois é uma ótima opção para substituir a proteína de origem animal.

É boa para quem quer emagrecer?
Sim, por ser um alimento antioxidante, rico em fibras com baixo valor calórico (mas alto índice glicêmico) e auxiliar no processo digestivo. Porém, é importante lembrar que a prática de exercícios físicos deve estar sempre aliada a alimentação variada e saudável.

E para quem malha?
A jaca pode melhorar o rendimento nos treinos, por conter carboidratos e poucas calorias.  Além disso, sua frutose e sacarose (açúcares simples) servem para fornecer energia de forma rápida e, portanto, melhorar a performance nas atividades de musculação ou para resistência cardiorrespiratória.

Tem alguma desvantagem?
É uma fruta com alto índice glicêmico, fator que está relacionado ao nível de açúcar no sangue. Por isso, não é recomendada para diabéticos e pessoas que buscam uma dieta com baixo índice glicêmico. E atenção: sementes da jaca não devem ser consumidas cruas, pois podem causar intoxicação. Cozinhe ou asse antes de consumir.

É fácil achar? Tem versão congelada?
Depende da região. A jaqueira foi trazida pelos portugueses e se adaptou bem ao clima tropical do Brasil, sendo cultivada em toda a região amazônica e costa tropical brasileira, do Pará ao Rio de Janeiro. Portanto, quem mora nessa região terá mais facilidade em encontrar a fruta. A safra é de dezembro a abril.

Aprenda uma receita com jaca

Vitamina de jaca com banana

Rende 1 porção
148 kcal

Ingredientes

1 banana média

½ xíc. (chá) de jaca madura picada

Baunilha em fava

1 folha de couve picada

1 xíc. (chá) de água de coco

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes até obter consistência cremosa.