Os perigos dos achocolatados

Veja alternativas mais saudáveis para misturar com o leite

Raramente crianças consomem leite puro. O mais comum é misturar a bebida com algum achocolatado. Mas, segundo o médico nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo, da Paraíba, essa não é uma boa opção.

Ele alerta sobre os prejuízos à saúde pela quantidade elevada de açúcar nestes produtos, que muitas vezes pode parecer um facilitador. No entanto, bebidas adoçadas com açúcar têm sido consideradas por pesquisadores em todo o mundo como um dos principais responsáveis pelo aumento dos casos de obesidade infantil e pelo crescente número de crianças com hiperatividade e déficit de atenção.

Alternativa saudável

“O açúcar está no topo da pirâmide alimentar, o que significa que seu consumo deve ser reduzido. É considerado um alimento vazio, porque só tem calorias e praticamente não tem nutrientes. Também diminui a absorção do cálcio e pode dar cáries”, alerta o profissional.

“Já que os achocolatados comuns possuem de 75% a 90% de açúcar em sua composição e pequenas quantidades de vitaminas e minerais, o ideal é trocá-los por suplementos que não sejam adoçados com açúcar e tenham na sua composição vitaminas e minerais em concentrações adequadas. Existem vários produtos no mercado nacional que tem características similares ao suplemento que comparamos com os achocolatados”, diz o médico.

Boa alimentação

O nutrólogo também dá dicas para melhorar a saúde através da alimentação:

1) Fracionar refeições.

2) Comer 3 porções de frutas por dia.

3) Aumentar o consumo de verduras e legumes.

4) Diminuir o consumo de carnes e gorduras.

5) Aumentar o consumo de peixes.

6) Aumentar o consumo de água e fibras.

7) Comer ao menos duas porções de lácteos por dia.

8) Diminuir o consumo de alimentos nutricionalmente “vazios”, como sal, açúcar, doces, refrigerantes, pão branco, molhos prontos, fast-food, biscoitos e bolachas.