Saiba como escolher as melhores frutas para acompanhar fondue doces

Características como cor, aroma e textura indicam se a fruta está saborosa e fresca

Não há quem resista a um bom fondue, não é mesmo? E para acompanhar a versão doce, nada melhor do que apostar em frutas frescas, morango, banana, uva, kiwi e manga, que tornam o prato saboroso e nutritivo. “Quando estão bem frescas, elas preservam integralmente todas as vitaminas, minerais e fibras. Frutas secas, como damasco e ameixa, vão bem também, mas sempre com moderação”, sugere Letícia Amaral, nutricionista do Oba Hortifruti, de São Paulo (SP). Para ajudar você a não errar nas compras e escolher as frutas de melhor qualidade, Pense Leve traz abaixo dicas listadas pela especialista. E mais: no final da matéria você ainda pode conferir a receita de um delicioso e saudável fondue de chocolate.

Morango | Prefira os pequenos de cor vermelha intensa, pois são os mais saborosos. Além disso, fique de olho nos que ficam na parte inferior da caixinha.

Manga | Deve apresentar aroma doce e cor amarelo avermelhado.

Kiwi | Vai consumir no dia da compra? Então opte pelos que estão levemente macios. Caso contrário, leve os mais firmes.

Banana | Escolha as opções com aspecto e aroma característico. Além disso, prefira as com casca amarela, sem manchas escuras.

Uva | Opte pelas de cor roxa intensa com cabinhos verdes.

Fondue de chocolate saudável

Ingredientes
1 barra pequena de chocolate meio amargo (100 gramas)
1 xíc. (chá) rasa de leite desnatado
1 col. (sopa) de suco de laranja

Modo de Preparo

Coloque os ingredientes em uma panela antiaderente e leve ao fogo baixo até o chocolate derreter. Despeje em um réchaud para fondue e mantenha o fogo baixo. Sirva com frutas de sua preferência.