Termogênicos naturais aumentam a queima de gordura

Nutróloga lista os principais alimentos da categoria

Frequentemente utilizados por atletas, os alimentos termogênicos tornaram-se populares como emagrecedores naturais e para melhorar o desempenho físico durante exercícios de alta intensidade. “Eles possuem substâncias capazes de aumentar a temperatura corporal. O calor, por sua vez, acelera o metabolismo, aumentando a queima da gordura e melhorando a performance nos exercícios”, explica a médica especializada em nutrologia Renata Domingues, diretora da Clínica Adah, em São Paulo (SP). A seguir, a especialista aponta as principais substâncias termogênicas. Confira:

Chá verde | Contém substâncias como a cafeína e epigalocatequinas que estimulam a utilização dos estoques de gordura como fonte de energia.

Cafeína | Inibe a enzima que degrada o AMPc, substância responsável por ativar a lipólise, promovendo o aumento da queima de gordura e do período de tempo que ela ocorre.

Óleo de cártamo | É composto pelos ácidos oleico e linolênico. Eles inibem a ação da enzima que permite a entrada de gordura nas células adiposas.

Gengibre | “Estimula a produção de catecolaminas (dopamina, epinefrina e norepinefrina), substâncias que também promovem o aumento da queima de gordura. Além disso, o gengibre diminui a absorção da gordura ingerida.

A médica alerta que as substâncias termogênicas, sozinhas, não são suficientes. Para que funcionem, é preciso alia-las a exercícios físicos e alimentação equilibrada.