Três coisas que você não sabia sobre barriga inchada

Desequilíbrio na microbiota pode causar o desconforto

O inchaço abdominal pode ter diversas causas, como intolerâncias alimentares ou retenção de líquido no período pré-menstrual. Mas você sabia que a ação das bactérias nativas do seu intestino também pode causar este desconforto? A seguir, Nataniel Viuniski, médico nutrólogo e membro do Conselho para Assuntos de Nutrição Herbalife, explica como funciona a microbiota intestinal e qual a relação com o inchaço na barriga.

  1. Existem bactérias que moram dentro da sua barriga. | O intestino, órgão que tem um papel importante na digestão e absorção dos nutrientes que consumimos, é a “casa” de muitas bactérias. Mas não se assuste, pois nem todas fazem mal à saúde. Existem as bactérias “do bem” e as “ruins” e todas fazem parte do que chamamos de microbiota intestinal.
  2. Pode haver desequilíbrio entre elas. | Quando há menos bactérias boas do que ruins, acontece o que chamamos de disbiose, o desequilíbrio da microbiota intestinal. Entre as consequências, estão o desconforto e o inchaço abdominal. A má alimentação pode ser uma das causas, pois as bactérias “ruins” têm preferência por gordura, açúcares e farinhas refinadas. Estes alimentos podem fazer parte de uma dieta balanceada, mas devem ser consumidos com moderação, pois contribuem para o crescimento das bactérias ruins. Outros fatores, como sono acumulado e estresse, também podem desequilibrar a microbiota.
  3. Aposte nas fibras para amenizar o inchaço. | Um dos principais alimentos das bactérias boas são as fibras. Por isso, investir em uma alimentação com frutas, legumes, verduras e cereais integrais, que são ótimas fontes de fibras, é a chave para promover o equilíbrio da microbiota intestinal. Para quem não consegue atingir a recomendação diária da Organização Mundial da Saúde (OMS) de consumo (25g/dia), a recomendação é complementar com suplementos, disponíveis em diversos formatos no mercado, como pó sem sabor, tabletes e bebidas.