Vá de tapioca!

Este alimento é mais saudável que pão, mas merece atenção na hora de ser recheado
Casabe (bammy, beiju, bob, biju) - flatbread made from cassava (tapioca) with banana and cup of coffee. Selective focus

Basta falar em dieta que muitas pessoas já passam a falar sobre o consumo da tapioca. E ao contrário do que muitos pensam, ela faz parte dos cardápios de quem deseja emagrecer não por conter menos calorias que o pão – afinal uma pequena porção, com aproximadamente 50 gramas, já conta com 70 cal – mas sim pelos seus ingredientes.

Segundo Viviane Christina de Oliveira, endocrinologista e metabologista da Clínica MedPrimus, de São Paulo (SP), o alimento possui a vantagem de ser feito com um único ingrediente, a fécula de mandioca, o que faz dele livre de gordura, glúten e sódio. E mais: ainda não necessita de óleo na hora de preparar.

Uma curiosidade sobre a tapioca é que ela contém carboidratos de alto índice glicêmico, ou seja, que são absorvidos rapidamente pelo organismo e podem causar oscilação de glicose no sangue. Desta forma, é essencial dar uma atenção especial na hora de rechear para equilibrar esse quadro e não tornar o alimento mais calórico.

De acordo com a especialista, a alternativa é apostar em recheios ricos fibras (vegetais) e proteínas, como frango, ovos, atum e cottage. Ela indica, ainda, acrescentar chia à massa antes de levar para a frigideira.

“Equilíbrio e bom senso só fazem bem. Antes de adicionar ou excluir algum alimento do seu cardápio é importante verificar se a dieta da moda tem todos os nutrientes que o seu corpo precisa! Consulte um endocrinologista e um nutricionista”, finaliza.