Cães precisam de liberdade na hora de fazer xixi

Permitir que o animal de estimação expresse seus comportamentos naturais favorece a qualidade de vida

A relação entre os tutores e seus animais de estimação mudou – hoje, os pets são vistos como membros da família e o estreitamento dos laços trouxe mudanças na rotina de ambos. Mas, com a correria do dia a dia, alguns cuidados essenciais acabam ficando em segundo plano.

Um exemplo é o famoso passeio para fazer necessidades. Além de ser algo fisiológico, é uma forma de cães marcarem território e se comunicarem. Por isso, urinam em vários pontos da residência ou fazem diversas paradas durante o passeio. Esse comportamento natural do cão acaba se tornando um desafio para os seus tutores.

Riscos para a saúde do animal

Isso porque cria-se uma rotina que leva os pets a entenderem que só podem fazer xixi na hora do passeio. Apesar de ser considerado pelos humanos um comportamento “educado”, ele poder trazer riscos para a saúde.

“O cão, quando tem seus instintos naturais limitados, muda o comportamento e pode apresentar problemas de saúde. O impedimento do xixi na hora que o animal sente necessidade pode acarretar patologias como infecção urinária por bactérias, pedras nos rins e incontinência urinária, além da baixa autoestima do animal”, declara Ricardo Panhan, veterinário da Petmais, em São Paulo (SP).