Como escolher o alimento ideal para o seu cachorro?

Veterinário dá dicas e explica as diferenças entre os principais tipos de ração

A alimentação pode interferir no desenvolvimento do seu animalzinho. Por isso, fica a dúvida: como escolher o melhor alimento? O primeiro ponto é procurar sempre por uma marca idônea.

O segundo é escolher o produto ideal para a fase de vida em que o animal se encontra. Normalmente, os alimentos para cães são divididos em duas categorias: filhotes e adultos. A principal diferença é que os filhotes estão em fase de crescimento e precisam de mais nutrientes, energia e proteínas.

Já o adulto precisa se manter no peso ideal. Para isso, é necessário um alimento com nutrientes apropriados à raça, porte, nível de atividade física entre outros fatores.

Alimentação balanceada

E você sabe do que é feito o alimento do cão? Dependendo do segmento, existem alguns ingredientes diferentes, mas a base é sempre composta por proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. O alimento é completo e balanceado, ou seja, contém todos os nutrientes que o animal precisa e em quantidade adequada.  “É importante reforçar que não se deve suplementar ou misturar restos de comida, como arroz, fubá, carne, pois existe o risco de desequilibrar a quantidade de nutrientes que o cão precisa”, alerta o veterinário René Rodrigues Junior, da Magnus, fabricante de alimentos para cães e gatos.

Como armazenar

No mercado, existem inúmeros tipos de alimento, entre eles, os Premium e os Super Premium. Os primeiros são aqueles de excelente qualidade, com todos os nutrientes necessários e com ingredientes funcionais, que melhoram a saúde intestinal do animal e a absorção de nutrientes. Já a categoria Super Premium conta com uma densidade energética maior, na qual os nutrientes estão concentrados. O alimento deve ser guardado em um lugar fresco e em um recipiente com tampa fechado, para evitar a entrada de umidade, insetos e criação de bolor. Não se deve colocar na lavanderia ou deixar o saco aberto diretamente no chão.