Como prevenir e tratar o câncer de mama em pets

Fêmeas podem desenvolver a doença; entenda mais sobre ela

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, estima-se que a incidência de câncer de mama em cadelas seja de 45%, e que aproximadamente 30% das gatas sejam diagnosticadas com a doença. Uma das razões para o problema nas primeiras é a suscetibilidade às alterações hormonais.

“Quando são castradas antes do primeiro cio, conseguimos prevenir a neoplasia mamária em cerca de 90% dos casos”, afirma Karina Mussolino, veterinária e gerente de clínicas da Petz, em São Paulo (SP).

Prevenção

A castração também diminui os riscos do desenvolvimento de câncer de útero e da piometra, uma grave infecção uterina. Outra medida importante de prevenção é a visita semestral ao veterinário.

“O check-up pode ajudar no diagnóstico precoce da doença, o que possibilita maior chance de cura e recuperação”, diz. Ao notar qualquer carocinho ou nódulo, é fundamental levar o animal ao veterinário. Foi o que aconteceu com a cachorrinha da médica Paula Rubia de Lucca, cliente da Petz. “Durante um banho de rotina, a funcionária do setor de estética notou um nódulo na mama e me avisou. Assim, o diagnóstico foi feito logo no início. Ela passou por uma cirurgia e hoje está bem”, conta Paula.

Tratamento

Para confirmar o diagnóstico, o veterinário pode pedir um exame citológico do tumor, feito por meio da punção com uma agulha fina. Para definir o grau e se é maligno e benigno, costuma-se fazer o exame histopatológico, que consiste em enviar o fragmento removido para análise.

“Dependendo do tipo de câncer, o tratamento é cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou eletroquimioterapia. Cirurgia e a quimioterapia são os mais utilizados”, informa Karina.

“Apesar de a quimioterapia ter efeitos colaterais, como náusea, apatia e perda de peso, entre outros, o sofrimento deles, pelo que observamos, é menor que o dos seres humanos”, completa.

Atenção aos sinais

1) Caroço na região das mamas

2) Inchaço

3) Dor

4) Secreção

5) Odor desagradável

6) Feridas

7) Falta de apetite

8) Vômito

9) Apatia