Espaguete ao molho de brócolis e atum

Um prato saboroso, nutritivo e fácil de fazer

Ingredientes

Macarrão

1 embalagem de Espaguete Estrela

Sal a gosto

Molho de brócolis

4 col. (sopa) de azeite

4 dentes de alho, picados

2 maços de brócolis, limpos e sem os talos

1 litro de leite

2 col. (sopa) de margarina

2 col. (sopa) de farinha de trigo

2 col. (sopa) de queijo parmesão, ralado

Sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto

Recheio de Atum

3 col. (sopa) de azeite

1 cebola, picada

2 latas de atum sólido, sem óleo

100 g de azeitonas pretas, picadas

Sal e salsinha picada a gosto

Modo de fazer

Comece cozinhando o brócolis, escorra e reserve. Em uma frigideira média, aqueça o azeite, refogue o alho, acrescente o brócolis, acerte o sal e deixe refogar por mais 2 minutos. Retire do fogo e separe alguns raminhos para decorar o prato e reserve o restante.

Prepare o molho branco. Em uma panela média, aqueça a margarina, acrescente a farinha de trigo e deixe dar uma douradinha. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada. Retire do fogo e reserve.

Bata no liquidificador o molho branco, o brócolis cozido e o queijo parmesão e reserve.

Prepare o recheio de atum. Em uma frigideira média, aqueça o azeite, refogue a cebola, acrescente o atum e as azeitonas pretas. Acerte o sal e deixe refogar por 2 minutos, junte a salsinha e reserve.

Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe o espaguete. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar por 9 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

Escorra a massa, junte o molho de brócolis, por cima acrescente o recheio de atum, decore com os raminhos de brócolis e sirva a seguir.

Crédito da receita | Estrela