Risoto de quinoa com camarão e limão siciliano

Segundo pesquisa feita pela nutricionista, o prato possui mais de 68% da recomendação diária de todos os nutrientes listados nos suplementos multivitamínicos

Ingredientes

1 xíc. (chá) de quinoa

2 dentes de alho

Azeite extravirgem (acidez 0,4)

1/3 de xíc. (chá) de cebola roxa

1/3 de col. (chá) de pimenta-do-reino

1 col. (sobremesa) de açafrão da terra

500 g de camarão limpo

2 limões siciliano

Manjericão, salsinha, cebolinha e orégano frescos

¼ de xíc. (chá) de vinho branco

1 xíc. (chá) de biomassa de banana

Modo de fazer

Cozinhe 1 xícara de quinoa em 2 xícaras de água (assim como fazemos com o arroz). Refogue 2 dentes de alho em 2 colheres de sopa de azeite extra virgem (acidez 0,4). Não deixe dourar para não perder os nutrientes. Adicione 1/3 xícara de cebola roxa picada. 1/3 de colher de chá de pimenta do reino, 1 colher de sobremesa de açafrão da terra (cúrcuma). Adicione 500 gramas de camarão limpo e tampe por 8 minutos. Desligue o fogo. (Ele vai cozinhar só no vapor).

Separe 2 colheres de sopa de raspas de limão siciliano e suco de 2 limões. Prepare o creme do risoto em fogo baixo, coloque 1 xícara de biomassa de banana verde misturada com 2 colheres de sopa de azeite extra virgem e 1/3 de água. Após dissolver essa mistura adicione as ervas: 1/3 xícara de manjericão fresco picado bem fino, 2 colheres de sopa de orégano fresco, 3 colheres de sopa de cebolinha picada fina, 1 colher de sopa de salsinha fresca picada. Sal a gosto.

Agora na panela da quinoa com o suco de limão, raspas, o creme de ervas e o camarão. Misture tudo aos poucos e finalize com 1/4 de xícara de vinho branco, deixe secar em fogo baixo mexendo sempre (Pois o risoto é uma consistência mais empapada mesmo).

Crédito da receita | Aline Quissak, nutricionista