Cuide do coração!

Exames de rotina são essenciais para diagnosticar doenças cardíacas previamente
Female doctor holding a beautiful red heart shape

Não tem segredo: é essencial realizar exames de rotina, para prevenir e combater problemas de saúde. Segundo Marcelo Bertolami, cardiologista do Instituto Dante Pazzanese, de São Paulo (SP), mesmo que o indivíduo esteja saudável e sem sintomas, ainda assim é necessário efetuar check-up básico, pois algumas doenças cardiovasculares são silenciosas. Ele ressalta que essa prática é extremamente importante para mulheres após a menopausa e homens acima dos 40 anos.

Uma pesquisa encomendada Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), pelo Movimento Ame o Coração, observou que 40% dos entrevistados não realizaram exames para diagnosticar o nível de colesterol no período de um ano. Além disso, cerca de metade dos participantes só vai ao médico quando está com algum problema ou em casos de emergência.

“De forma geral, nossa observação clínica é a de que os brasileiros não atuam na prevenção, realizando avaliações periódicas com um profissional da saúde, mas nas consequências, quando doenças ‘silenciosas’ como a aterosclerose, consequência do colesterol aumentado, da hipertensão arterial e do tabagismo, entre outros, manifestam-se de forma grave e muitas vezes fatal”, alerta Bertolami.

Para se manter distante dos problemas cardiovasculares, confira alguns cuidados com a alimentação, listados pelo especialista.

Aposte nos grãos e cereais Integrais| Eles são ricos em vitaminas, minerais e fibras.

Cuidado com as gorduras| Prefira os tipos poli e monoinsaturadas, que ajudam a manter a saúde do coração e são encontrados no abacate, nas castanhas e nas nozes.

Escolha as carnes certas| Opte por carnes magras, como peito de frango sem pele, ou por peixes como atum e salmão, que são boas fontes de ômega 3 – substância que reduz os níveis de colesterol e evita o acúmulo de gorduras nas artérias.