Entenda a hipoglicemia

Diminuição dos níveis de glicose no sangue caracteriza o quadro
Checking the glucose level with a glucometer

Uma das principais complicações para quem sofre de diabetes é a hipoglicemia, quadro caracterizado pelo baixo nível de açúcar no sangue. “Para controlar esse sintoma, alguns hábitos devem ser revistos”, afirma Priscilla Mattar, endocrinologista e gerente médica da Novo Nordisk no Brasil.

Entre eles, evitar o jejum, respeitando os horários corretos das refeições; não praticar atividades físicas sem estar alimentado; seguir corretamente as doses de insulina ou medicamentos orais, levando em conta a orientação de um especialista e opções que proporcionem longa duração; e evitar o consumo de álcool.

Segundo Priscilla, o quadro assusta não só aos pacientes como também às pessoas que convivem com eles, principalmente por ser fatal, caso a glicose não tenha resposta imediata. “Hoje muitas pessoas que têm diabetes não dormem fora de casa ou viajam sozinhas por receio de terem algum episódio de hipoglicemia grave durante a noite.  Dessa forma, a redução dos episódios traz mais segurança e confiança ao paciente”, explica.

Por isso, é importante ficar atenta aos sinais de alerta para o quadro, como sensação de tremores, fraqueza, fome, suor frio, nervosismo, sonolência, confusão mental, agressividade ou desmaio. Seguindo todos esses cuidados e sinais de atenção, é possível conviver com a doença e ter o tratamento adequado.