Má postura leva a outros problemas ortopédicos

Escoliose e encurtamento dos músculos são algumas complicações
Portrait of business woman with back pain in office

Provavelmente você tenha ouvido na infância: “Olha a postura!”. Essa advertência é importante não só quando se é pequeno como também na fase adulta, por ser um hábito que garante a saúde da coluna. De acordo com Artur da Fonseca, ortopedista de São Paulo (SP), as alterações de postura provocam desvios que podem levar ao uso incorreto de outras articulações, como as dos ombros, braços, mandíbula, quadris, joelhos e pés. Por isso, corrigir a posição do corpo evita o enrijecimento das articulações vertebrais e, até, o encurtamento dos músculos, além de problemas como lordose, cifose e escoliose.

O especialista ainda lembra que “com o passar do tempo, disfunções como essas causam o desgaste das articulações da coluna, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais [hérnia de disco] e à osteofitose [bico de papagaio]”.

E para ficar livre de todos esses incômodos, a prática de exercícios físicos é uma ótima opção, principalmente, porque além de prevenir lesões, consegue sanar problemas existentes, já que músculos fortes e flexíveis protegem a coluna. Quer uma dica de modalidade? O especialista recomenda a ioga ― que promove o alongamento muscular e a consciência corporal ― e a hidroginástica, que traz muitos benefícios sem risco de impacto sobre as articulações da coluna.