Para afastar a depressão

Especialista traz dicas de como combater a doença
Woman Suffering From Depression Sitting On Bed In Pajamas

Evitar que a tristeza se instaure e evolua para depressão não é benéfico apenas para o humor, mas também para a saúde, uma vez que essa doença ocasiona diversos problemas físicos, como dores de cabeça, falta de ar, aperto no peito e prisão de ventre.

Além disso, segundo conteúdo do congresso Memory in the deseased brain é possível que a luta contra esse mal ainda ajude a reduzir a incidência do Alzheimer, uma vez que faz com que o cérebro se mantenha operante.

“Quando a mente está ativa trabalhando, estudando, aprendendo ou fazendo alguma atividade física, os neurônios são estimulados e geram impulsos para que as sinapses aconteçam e, assim – com essas novas conexões –, é mais difícil que as doenças do cérebro apareçam”, explica Elaine Biffi, geriatra de São Paulo (SP). Para manter a seu pensamento saudável, confira dicas de como evitar que a tristeza se estacione.

Encontre amigos| Mesmo sem vontade, procure encontrar outras pessoas com quem você possa conversar sobre assuntos diferentes dos que estão sempre no seu dia a dia.

Adquira conhecimentos| Mantenha sempre sua mente ativa, aprendendo novas informações, como idiomas diferentes do seu, artesanato e uma nova área de atuação.

Mexa-se! | Pratique atividade física pelo menos três vezes por semana; isso ajuda a melhorar a oxigenação do cérebro.

Ocupe-se com atividades prazerosas| Investir no lazer ajuda a reduzir o estresse, que é um dos fatores que desencadeiam a depressão.

Respeite seu ritmo| Evite cobrar demais de si mesma e compreenda que ninguém é perfeito.