Você cuida dos seus rins?

Um estilo de vida saudável pode prevenir doenças no órgão
Kidneys - Female Organs - Human Anatomy

Os rins têm a função de filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo, como amônia, ureia e ácido úrico. Além disso, também atuam secretando substâncias importantes para a saúde e mantendo o equilíbrio de eletrólitos no corpo, como sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato etc.

Porém, aproximadamente 15% da população brasileira sofre com pedra nos rins, uma doença que provoca uma dor lombar muito forte, que se estende em direção à bexiga. E pior: cinco por cento dos pacientes que já tiveram o problema evoluem para insuficiência renal com necessidade de transplante do órgão.

Para Fabio Vicentini, urologista do Centro de Cálculo Renal do Hospital 9 de Julho, de São Paulo (SP), é importante que quem já teve cálculo renal tenha acompanhamento de um urologista. “É preciso investigar o que causou o problema e tratar de forma assertiva, pois 50% das pessoas que já tiveram pedra nos rins voltam a ter a doença se não fizerem prevenção”, afirma.

De acordo com Maria Alice Barcelos, coordenadora do Centro de Rim e Diabetes do Hospital 9 de Julho, incentivar a detecção precoce e, principalmente, um estilo de vida saudável em toda a família é o melhor caminho para combater o aumento de doenças evitáveis nos rins.

Entre os principais cuidados, ela cita o controle do peso, consumo moderado de sal e açúcares, atenção à ingestão de gorduras em excesso, prática de exercícios físicos, consumo de grande quantidade de água, não utilização de medicamentos sem prescrição médica e alimentação balanceada. “É importante evitar fast foods, salgadinhos e refrigerantes e apostar em uma dieta rica em fibras, com muitas frutas, verduras e legumes”, diz Maria Alice.