Cuide bem da sua gengiva

O acúmulo de placa pode causar gengivite

A gengivite é uma inflamação formada pelo acúmulo de placa bacteriana na região da gengiva. Em casos graves, pode infeccionar e levar à perda do dente. O dentista Mario Groisman, mestre em Ciências Dentais pela Universidade de Lund, na Suécia, respondeu as principais dúvidas sobre o assunto:

Como identificar problemas na gengiva?
Os sinais mais evidentes são sangramento, vermelhidão e inchaço. Mau hálito e gosto ruim na boca também podem acontecer.

Só escovação resolve?
A escovação regular ajuda na prevenção da gengivite, assim como a visita periódica ao dentista. No entanto, a evolução da doença normalmente ocorre entre os dentes. Portanto, fio ou fita dental, assim como as escovas interproximais, que limpam entre os dentes, são muito importantes.

Quais as consequências de uma gengiva malcuidada?

Se a placa bacteriana não for removida, ela calcifica, formando o cálculo ou tártaro. Este fica preso na base dos dentes, podendo levar à progressão da doença periodontal. No aspecto social, além do mau hálito, a coloração avermelhada e o edema são características que podem afetar a autoestima dos pacientes.