Sorriso saudável e livre de cáries

Cuidados simples no dia a dia afastam a doença

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cárie é considerada a doença não contagiosa mais comum no mundo. Ainda assim, para o dentista Sidnei Goldmann, de São Paulo (SP), é preciso falar mais sobre as consequências que as cáries podem trazer, como dores, infecções e até a perda dos dentes.

A boa notícia é que 90% dos problemas bucais podem ser resolvidos com uma boa escovação, inclusive as cáries. “É preciso conscientizar a população de que a escovação e o tratamento correto de problemas bucais vão muito além da estética, principalmente quando o consumo de açúcares tem sido alto tanto para adultos como para crianças”, diz. A seguir, o profissional dá dicas para manter o sorriso mais saudável:

  • Use fio dental todos os dias;
  • Consuma alimentos ricos em fibras, como frutas. Eles massageiam as gengivas, deixando-as firmes e com aspecto saudável;
  • De frente para o espelho, analise a boca e os dentes com atenção. Dessa forma, é possível identificar manchas e pequenas falhas. Busque um profissional caso veja algo preocupante.
  • Sempre que tomar vinho, comer alimentos pigmentados como chocolate, molho de soja, ou suco de uva, capriche na escovação para não manchar os dentes;
  • Vá ao dentista a cada seis meses para check-up e remoção de tártaro.